borracha

Borracha e Plásticos

A lubrificação na indústria de plásticos e borrachas compreende diversas áreas de aplicação, que compreendem desde as instalações e os equipamentos à lubrificação do próprio plástico / termoplástico, em situações expostas a condições de altas temperaturas e pressões. As graxas e lubrificantes desta linha são desenvolvidos para otimizar os processos, prolongar a vida útil dos equipamentos e componentes, evitar a formação de resíduos, aumentar o intervalo de tempo entre as manutenções, e, por consequência, evitar a pausa da produção.

Plásticos

Na indústria plástica, estes lubrificantes são recomendáveis para equipamentos para processos de extrusão, injeção e produção de filmes plásticos, incluindo rolamentos do motor, engrenagens, sistemas de lubrificação central, engrenagens, entre outros componentes.

A aplicação de graxas e lubrificantes diretamente em materiais plásticos também deve ser considerado um tópico importante para avaliação, já que a seleção de um lubrificante incompatível com o material pode levar à formação de trincas devido à tensão. Outro equívoco, porém, é a não utilização de lubrificantes para componentes plásticos que sofrem fricção, como engrenagens e rolamentos plásticos, por exemplo, já que é possível um componente lubrificado apresentar duração cinco vezes maior que um não lubrificado. A chave é a escolha correta do lubrificante para o tipo de polímero utilizado.

Borrachas

Assim como na indústria de plásticos, os equipamentos de produção de borrachas são constantemente submetidos a situações de elevadas temperaturas e pressões, além de considerável carga de estresse, devendo estar preparados para atuação ininterrupta em um grande número de ciclos de produção. Por isso, as graxas e lubrificantes para a indústria de borracha são desenvolvidos com aditivos especiais, apresentando também boa compatibilidade com elastômeros.

Os lubrificantes são recomendáveis para equipamentos de produção de borrachas em geral, por injeção, transferência, injeção-transferência e compressão, assim como na lubrificação dos equipamentos utilizados no processo de produção e vulcanização de pneus.